segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Rumo a Orlando - Entrevista para o Visto

Voltei com mais um post pra todos!!!

O tema agora é ENTREVISTA!

Para requerer o visto, depois de tudo você passa por uma entrevista no consulado, onde seu visto será concedido ou não (é isso mesmo). Depois de todo o processo você pode sair de lá sem o visto, por isso quero deixar aqui algumas dicas sobre a tão temida entrevista no consulado!

Eu andei lendo muito por aí sobre esse assunto e encontrei alguns "absurdos", como podem comprovar no link abaixo, no segundo comentário:

Embora você tenha que comprovar seus vínculos com o país de origem, é questão de muita sorte, o cônsul pode não ir com a sua cara e negar seu visto ou colocá-lo em PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, que foi o caso do meu marido.

Antes das dicas, vou descrever como foi nosso processo de entrevista:

Lá no consulado é tudo muito formal e organizado. É como se estivéssemos em uma pequena parte do SOLO AMERICANO. Bom chegamos com uma certa antecedência, esperamos na fila do lado de fora e como fazemos um agendamento, os funcionários chamam uma determinada faixa de horário, entramos e eu percebi que existem câmeras de segurança por todos os lados, dá a impressão de estarmos sendo observados. Depois de passar por uma triagem que pergunta se é o primeiro visto e pra que você está indo aos EUA, eles pegaram nossos passaportes e fomos direcionados para entrar para aguardar a entrevista, uma coisa muito importante, LEVEM SOMENTE UMA PASTA PLASTICA COM SEUS DOCUMENTOS E COMPROVANTES PARA A ENTREVISTA, DEIXEM CELULARES E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS, SE ESTIVEREM DE CARRO DEIXEM NO CARRO, LÁ DENTRO DO CONSULADO É PROIBIDA A ENTRADA COM ESSES OBJETOS.
Caso você não esteja de carro, deixe em casa, se não quiser enquanto estiver no consulado, você pode alugar um armário com cadeado, disponível em alguns estacionamentos da região, mas compensa mesmo deixar em casa.
Não fique apoiado, mantenha a postura.
Vá com uma roupa formal, mas confortável e sem muita pompa, pra não se mostrar esnobe demais. Até que você chegue para a entrevista que será através de um vidro, demora um tempinho e como você vai ficar em pé quase que o tempo todo, desaconselho saltos ou sapatos desconfortáveis.
Fale com o cônsul com segurança, se não tiver certeza que seu nível de inglês não está tão bom assim, fale em português mesmo, você não terá seu visto negado por isso.
Fale o necessário
Caso seja solicitado algum documento de comprovação, entregue de imediato. Os documentos mais comuns que poder ou não pedir, são:


- Carteira de trabalho, holerith, crachá funcional
- Declaração de imposto de renda (eles pedem com certeza)
- Declaração de renda (principalmente se você for custear a viagem).
- Extratos bancários
- Certidões de casamento, nascimento de filhos etc.
- Documentos de bens, como carro, imóveis.


O importante é eles saberem e terem a certeza que você, vai realmente voltar pro seu país de origem.


O próprio entrevistador já te informa se você teve o visto aprovado ou negado.

Se aprovado, você irá entrar em outra fila para pagar a taxa do sedex, para enviarem o seu passaporte de volta com o visto. 



Se for pegar o visto business, terá que pagar uma taxa adicional de U$60,00, diretamente no consulado.


Se não aprovado, leva o passaporte na hora.



Espero ter ajudado,

Volto em breve com outras dicas.



Grande abraço.

Nenhum comentário: