domingo, 21 de dezembro de 2008

Qual é o verdadeiro sentido do Natal?



Refletindo sobre o verdadeiro sentido do Natal!!!
João 1.1-14



Prezado(a) internauta,

Qual o sentido do natal para nós?

Presentes, luzes, pinheirinhos, Papai Noel.

Se comemoramos o Natal de Cristo, onde está este Cristo? Nos presépios apenas, como figura decorativa?
O mundo materialista e pós-moderno tem valorizado mais a forma e a aparência do que o conteúdo e a essência.Não deveria ser assim.Abramos um parêntese no Natal de Cristo e pensemos um pouco no seu natal. Imagine o dia em que comemoramos o seu aniversário. São tantos os preparativos: o lugar da festa, a decoração, o que vai ser servido, a expectativa de receber os convidados, de reunir em torno de si aqueles a quem você ama e poder desfrutar de suas companhias. Finalmente chega o grande dia.
As pessoas se encantam com o lugar, ficam em êxtase tal a beleza da decoração escolhida, todos comentam a qualidade da comida, o serviço é impecável, PORÉM, ninguém lembra de você, você está lá mas o que impressiona não é a sua presença, não é o poder desfrutar da sua companhia, mas o burburinho daqueles que se divertem e se alegram com a boa música, com a boa comida e com a boa bebida. Acredito, e espero sinceramente, que nenhum de nós jamais tenhamos passado por semelhante episódio e que jamais venhamos a experimentá-lo. Mas, infelizmente, há alguém entre nós, que não tem sido convidado para entrar em sua própria festa. Em muitos lares o natal será celebrado, a ceia será servida mas Cristo não estará lá, ele sequer será lembrado. Em muitos corações desesperançados e amargurados, o alívio será buscado numa viagem a um lugar lindo, em uma época tão bonita. Mas Jesus Cristo não será lembrado. O aniversário é dele mas ele não será lembrado, senão esporádica e superficialmente.
À luz das Sagradas Escrituras entendemos que o personagem mais importante do Natal é o aniversariante. Não são as luzes brilhantes e piscantes da decoração, mas é o próprio Cristo, a luz verdadeira que alumia a todo o homem que vem ao mundo.Não são os presentes baratos ou caros que porventura possamos trocar entre os amigos num amigo secreto ou festa familiar. Mas, a consciência de que o próprio Jesus, é o presente de Deus, para nós, o dom de Deus, para que por Ele possamos ser salvos dos nossos pecados e desventuras. O verdadeiro Papai do Natal não é papai Noel, mas o bondoso Papai Celestial, que provou o seu amor para conosco quando enviou Jesus Cristo, seu filho, para nos resgatar das trevas para a sua maravilhosa luz. Isto, sendo nós, ainda pecadores.
Portanto, quero chamar a sua atenção para a essência do Natal, para o seu significado real, a consciência de que aquele a quem comemoramos o nascimento, é ele próprio o presente. O doador não é Papai Noel mas o Pai Celestial, o verdadeiro e único Deus. O alvo deste presente não são apenas alguns afortunados mas todos os homens indistintamente, embora nem todos o recebam de verdade. A frase mais significativa do Natal não é o tão famoso hohoho que o bom velhinho sempre repete, mas sim, a mensagem que o pai nos diz: A todos quanto receberem ao meu filho Jesus, dou-lhes o poder de serem feitos meus filhos; aos que crêem no seu nome. Festejemos o Natal de Cristo mas não esqueçamos do Cristo do Natal. Há, aproximadamente 2000 anos, ele encarnou e se fez homem. E, aqui estamos, juntos comemorando o seu nascimento. Mas que Ele nasça também em nossos corações, tornando-se verdadeiramente nosso Salvador e Senhor.

Nenhum comentário: